terça-feira, 7 de outubro de 2014

Matrizes

Pode ser definido como sendo um conjunto de variáveis do mesmo tipo. São também conhecidos por vetores ou array. Sua declaração segue o mesmo formato de variáveis, porém acrescenta-se o número de elementos desejados entre colchetes ([ e ]).

Os elementos são enumerados de 0 (zero) até o número especificado como quantidade menos 1 (n-1). Para matrizes multidimensionais, são fornecidos tantos índices quanto o número de dimensões. Para referenciar uma das variáveis, devemos fornecer o índice do elemento entre colchetes. A linguagem C não verifica se o índice é inválido, permitindo a leitura de "lixo" e alteração de outras posições de memória.


A inicialização pode ser feita apenas na declaração. Se o número de elementos é menor que o tamanho do vetor, os elementos restante são inicializados com zero. Podemos omitir o tamanho do vetor quando ele é inicializado (mas somente quando inicializado!). No caso de matrizes de mais de uma dimensão, somente a primeira dimensão pode ser omitida.

int vet[] = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9};
float Mat3x3[3][3] = {{ 1, 0, 0 }, { 0, 1, 0 }, { 0, 0, 1 }};
char nome[60] = “Curso de C Progressivo”;

Sintaxe:
tipo nome_matriz[linhas][colunas];
tipo nome_matriz[profundidade][linhas][colunas];

 Exemplos:
 float fNotas[50][2];
 int iMatriz[2][2][3]; 

 Referenciando elementos de uma matriz:

int iMatriz[3][4] = {{1, 2, 3, 4}, {5, 6, 7, 8}, {9, 10, 11, 12}};


Na memória, é representado como:


Isso também pode ser feito para adquirirmos o formato de matriz que quisermos. Ou seja, se fosse uma matriz tridimensional, bastaria ter três dimensionadores, se fosse 4D, então, 4 dimensionadores, se fosse 5D (apesar de geometricamente difícil de imaginar) seriam 5 dimensionadores. E assim por diante...


Nenhum comentário:

Postar um comentário