domingo, 5 de outubro de 2014

Alocação de Memória

Ao criar um programa em “C” usualmente temos que especificar as variáveis que vamos usar antes de começar a executar o programa, reservando assim um espaço na memória. As variáveis que são alocadas em posições fixas da memória são chamadas de variáveis estáticas, e as variáveis que não possuem uma posição fixa e que são criadas e destruídas durante a execução do programa são chamadas de variáveis dinâmicas.


A alocação de memória no computador pode ser dividida em dois grupos principais:
  • Alocação Estática: os dados tem um tamanho fixo e estão organizados sequencialmente na memória do computador. Um exemplo típico de alocação estática são as variáveis globais, e os vetores (estáticos).
  • Alocação Dinâmica: os dados não precisam ter um tamanho fixo, pois podemos definir para cada dado quanto de memória que desejamos usar. Sendo assim vamos alocar espaços de memória (blocos) que não precisam estar necessariamente organizados de maneira sequencial, podendo estar distribuídos de forma esparsa na memória do computador. Na alocação dinâmica, vamos pedir para alocar/desalocar blocos de memória, de acordo com a nossa necessidade, reservando ou liberando blocos de memória durante a execução de um programa. Para poder “achar” os blocos esparsos na memória usamos as variáveis do tipo Ponteiro (indicadores de endereços de memória). As variáveis locais e os parâmetros passados por valor são alocados dinamicamente.
Neste post vou abordar apenas alocação estática, e no próximo falarei da alocação dinâmica.

Alocação Estática de Memória:


As estruturas de dados para armazenar um conjunto de dados (exemplo: um cadastro com vários registros), podem ser organizadas de formas diferentes, de acordo com a maneira que os dados são inseridos e retirados da memória do computador. As formas mais usuais são: as listas lineares sequenciais (vetores simples), as filas, as pilhas e os deques.

Listas lineares sequenciais:

 

Uma maneira interessante de manipular este tipo de estruturas de dados, é através da construção de um conjunto de rotinas genéricas e modulares de manipulação de listas sequenciaisVamos aqui descrever uma possível proposta de um conjunto de rotinas empregadas para este fim. 

Rotinas básicas de manipulação de Vetores:
- Estruturas de dados com alocação estática
- Inserção no final do vetor
- Remoção lógica dos elementos

Aplicação típica:
- Pequenos cadastros

Estrutura de dados: 
         typedef int Tipo_Dado;
         typedef struct {
                                 Tipo_Dado Dado [MAX_VETOR];
                                 int Excluido [MAX_VETOR];
                                 int Inicio, Fim;
         } Tipo_Vetor;

Rotinas:
  void inicializa_vetor (Tipo_Vetor *V);
  int insere_vetor (Tipo_Vetor *V; Tipo_Dado Dado);
  int consulta_vetor (Tipo_Vetor V; int Indice; Tipo_Dado *Dado);
  int acha_vetor (Tipo_Vetor V; Tipo_Dado Dado; int *Indice);
  void lista_vetor (Tipo_Vetor V);
  int exclui_vetor (Tipo_Vetor *V; int Indice);
  int atualiza_vetor (Tipo_Vetor *V; int Indice; Tipo_Dado Novo_Dado);
  void compacta_vetor (Tipo_Vetor *V);
  int vazio_vetor (Tipo_Vetor V);
  int quantidade_vetor (Tipo_Vetor V);

Exemplo: inserção de dados no vetor
 int insere_vetor (V, Dado)
 Tipo_Vetor *V;
 Tipo_Dado Dado;
 {
   if (V->Fim < MAX_VETOR) /* Vetor nao esta cheio ? */
     {
       V->Dado[V->Fim]=Dado;
       V->Excluido[V->Fim]=FALSO;
      (V->Fim)++;
       return(OK);
      }
   else
     return(ERRO);
  }
                                    

Filas – FIFO = “First In, First Out”:


Construção de um conjunto de rotinas genéricas e modulares de manipulação de filas. Vamos aqui descrever uma possível proposta de um conjunto de rotinas empregadas para este fim.

Rotinas básicas de manipulação de FILAS usando vetores:
- Estruturas de dados com alocação estática
- Inserção no final da fila
- Remoção do início da fila
- Fila circular

Aplicação típica:
- Lista de elementos a espera de um tratamento

Estrutura de dados:
 typedef int Tipo_Dado;
 typedef struct {
                          Tipo_Dado Dado [MAX_FILA];
                          int Inicio, Fim;
                         } Tipo_Fila;

Rotinas:
 void inicializa_fila (Tipo_Fila *F);
 int insere_fila (Tipo_Fila *F; Tipo_Dado Dado);
 int retira_fila (Tipo_Fila *F; Tipo_Dado *Dado);
 void lista_fila (Tipo_Fila F);
 int consulta_fila (Tipo_Fila F; int Indice; Tipo_Dado *Dado);
 int cheia_fila (Tipo_Fila F);
 int vazia_fila (Tipo_Fila F);
 int quantidade_fila (Tipo_Fila F);
 int acha_fila (Tipo_Fila F; Tipo_Dado Dado; int *Indice);

Exemplo: inserção de dados na fila
 int insere_fila (F, Dado)
 Tipo_Fila *F;
 Tipo_Dado Dado;
 {
   int prox;
   prox=F->Fim+1;
   if (prox == MAX_FILA)
        prox=0;
   if (prox == F->Inicio)
       return(ERRO);
   else
        {
          F->Dado[F->Fim]=Dado;
          F->Fim=prox;
          return(OK);
        } 
  }

Pilhas – LIFO = “Last In, First Out”:


Construção de um conjunto de rotinas genéricas e modulares de manipulação de pilhas. Vamos aqui descrever uma possível proposta de um conjunto de rotinas empregadas para este fim.

Rotinas básicas de manipulação de PILHAS usando vetores:
- Estruturas de dados com alocação estática
- Inserção no topo da pilha
- Remoção do topo da pilha

Aplicação típica:
- Lista de “tarefas pendentes”, passagem de parâmetros nas linguagens de programação.

Estrutura de dados:
 typedef int Tipo_Dado;
 typedef struct {
                         Tipo_Dado Dado [MAX_PILHA];
                         int Base, Topo;
                        } Tipo_Pilha;
Rotinas:
 void inicializa_pilha (Tipo_Pilha *P);
 int insere_pilha (Tipo_Pilha *P; Tipo_Dado Dado);
 int retira_pilha (Tipo_Pilha *P; Tipo_Dado *Dado);
 void exibe_pilha (Tipo_Pilha P);
 int quantidade_pilha (Tipo_Pilha P);
 int cheia_pilha (Tipo_Pilha P);
 int vazia_pilha (Tipo_Pilha P);
 void esvazia_pilha (Tipo_Pilha *P);

Exemplo: inserção de dados na pilha
 int insere_vetor (P, Dado)
 Tipo_Vetor *P;
 Tipo_Dado Dado;
 {
   if (V->Fim < MAX_VETOR) 
     {
       P->Dado[P->Fim]=Dado;
       P->Excluido[P->Fim]=FALSO;
      (P->Fim)++;
       return(OK);
      }
   else
     return(ERRO);
  }

Deque – “Double Ended Queue”:


Construção de um conjunto de rotinas genéricas e modulares de manipulação de deques. Vamos aqui descrever uma possível proposta de um conjunto de rotinas empregadas para este fim.

Rotinas básicas de manipulação de DEQUES usando vetores:
- Estruturas de dados com alocação estática
- Inserção no início ou no final do deque
- Remoção do início ou do final do deque
- Estrutura de dados “circular”

Aplicação típica:
- Lista de elementos com múltiplas formas de considerar/manipular a ordem destes

Estrutura de dados:
 typedef int Tipo_Dado;
 typedef struct {
                         Tipo_Dado Dado [MAX_DEQUE];
                          int Inicio, Fim;
                        } Tipo_Deque;
Rotinas:
 void inicializa_deque (Tipo_Deque *D);
 int insere_inicio_deque (Tipo_Deque *D; Tipo_Dado Dado);
 int insere_final_deque (Tipo_Deque *D, Tipo_Dado Dado);
 int retira_inicio_deque (Tipo_Deque *D; Tipo_Dado *Dado);
 int retira_final_deque (Tipo_Deque *D; Tipo_Dado *Dado);
 void lista_deque (Tipo_Deque D);
 int acha_deque (Tipo_Deque D; Tipo_Dado Dado; int *Indice);
 int cheio_deque (Tipo_Deque D);
 int vazio_deque (Tipo_Deque D);
 int quantidade_deque (Tipo_Deque D);
 void apaga_deque (Tipo_Deque *D);


Caso queiram ter uma menor abstração e aprimorar os conceitos do conteúdo abordado neste post, recomendo os vídeos abaixo: 

Estrutura de dados - Lista estática



Estrutura de dados - Pilhas, Filas e Deque



"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

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