terça-feira, 7 de outubro de 2014

Encadeamento de nós

Chamamos de estruturas de decisão encadeadas, quando uma estrutura de decisão está localizada dentro do lado falso da outra. Este tipo de estrutura também é conhecida como seleção “aninhada” ou seleção “encaixada”.
Qualquer que seja o termo usado para identificar a estrutura, o importante é que esse formato com uma estrutura de seleção dentro da outra permite fazer a escolha de apenas um entre vários comandos possíveis.


As estruturas de dados giram em torno do encadeamento dos nós que contém as informações armazenadas e processadas nestas estruturas. Em todas as estruturas nós temos a ocorrências de nós. E cada nó aponta para um ou vários nós de seu tipo.

Em C, o perfeito entendimento do encadeamento de nós é essencial para assimilar as estruturas de dados. Sendo assim, considero que a leitura desta dica o ajudará muito na implementação e alteração dos códigos contidos na minha seção de estruturas de dados.

Nas estruturas de dados em C, um nó é implementado como uma estrutura. Assim, a seguinte estrutura:


struct Pessoa{
int codigo;
char nome[80];
struct Pessoa *proximo;
};


representa uma pessoa, contendo um código, um nome e um ponteiro para uma estrutura do mesmo tipo, ou seja, outra pessoa. Analise o código a seguir cuidadosamente:


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
// estrutura Pessoa
struct Pessoa{
char nome[80];
int codigo;
// fim da estrutura Pessoa
struct Pessoa *proximo; };
// vamos criar a primeira Pessoa
int main(int argc, char *argv[]) {
sizeof(struct Pessoa));
struct Pessoa *pessoa1 = (struct Pessoa*)malloc( pessoa1->codigo = 1;
// vamos criar a segunda Pessoa
strcpy(pessoa1->nome, "Henrique da Silva"); pessoa1->proximo = NULL;
strcpy(pessoa2->nome, "Rangel Victor");
struct Pessoa *pessoa2 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa2->codigo = 2;
sizeof(struct Pessoa));
pessoa2->proximo = NULL; // vamos criar a terceira Pessoa struct Pessoa *pessoa3 = (struct Pessoa*)malloc(
// vamos exibir os dados destas estruturas
pessoa3->codigo = 3; strcpy(pessoa3->nome, "Renan Leme"); pessoa3->proximo = NULL;
printf("%d - %s\n\n", pessoa3->codigo, pessoa3->nome);
printf("%d - %s\n", pessoa1->codigo, pessoa1->nome); printf("%d - %s\n", pessoa2->codigo, pessoa2->nome); system("pause"); return 0;
}


Neste código nós temos a criação de três estruturas do tipo Pessoa, cada uma contendo dados diferentes. Note que o campo proximo de cada uma recebe o valor NULL, ou seja, não aponta para lugar nenhum. Vamos concentrar nossa atenção neste campo proximo. Veja o trecho de código a seguir:


// o campo proximo da primeira pessoa aponta para a
// segunda pessoa pessoa1->proximo = pessoa2;
// terceira pessoa
// o campo proximo da segunda pessoa aponta para a pessoa2->proximo = pessoa3;
// terceira pessoa continua apontando para lugar nenhum
// só temos três pessoas, então o campo proximo da
pessoa3->proximo = NULL;


É aqui que a mágica do encadeamento acontece. Note que o campo proximo de cada estrutura aponta para a estrutura seguinte, com exceção da terceira estrutura, que continua apontando para NULL.

E, agora que o encadeamento está feito, "pular" de uma estrutura para outra é questão de seguir a ligação entre os nós. Veja, por exemplo, como exibimos os dados da terceira estrutura a partir de uma referência à primeira estrutura:


printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->proximo->codigo,
pessoa1->proximo->proximo->nome);


É claro que se tivermos algumas centenas de nós, o uso desta forma de encadeamento não é nada viável. Mas isso é assunto para as outras dicas. Para finalizar, veja o código completo para esta discussão:


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
// estrutura Pessoa
struct Pessoa{
char nome[80];
int codigo;
// fim da estrutura Pessoa
struct Pessoa *proximo; };
// vamos criar a primeira Pessoa
int main(int argc, char *argv[]) {
sizeof(struct Pessoa));
struct Pessoa *pessoa1 = (struct Pessoa*)malloc( pessoa1->codigo = 1;
// vamos criar a segunda Pessoa
strcpy(pessoa1->nome, "Henrique da Silva"); pessoa1->proximo = NULL;
strcpy(pessoa2->nome, "Rangel Victor");
struct Pessoa *pessoa2 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa2->codigo = 2;
sizeof(struct Pessoa));
pessoa2->proximo = NULL; // vamos criar a terceira Pessoa struct Pessoa *pessoa3 = (struct Pessoa*)malloc(
// o campo proximo da primeira pessoa aponta para a
pessoa3->codigo = 3; strcpy(pessoa3->nome, "Renan Leme"); pessoa3->proximo = NULL; // segunda pessoa
// só temos três pessoas, então o campo proximo da
pessoa1->proximo = pessoa2; // o campo proximo da segunda pessoa aponta para a // terceira pessoa pessoa2->proximo = pessoa3;
printf("%d - %s\n", pessoa1->codigo,
// terceira pessoa continua apontando para lugar nenhum pessoa3->proximo = NULL; // exibe os dados do primeiro nó pessoa1->nome); // exibe os dados do segundo nó
pessoa1->proximo->proximo->nome);
printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->codigo, pessoa1->proximo->nome); // exibe os dados do terceiro nó printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->proximo->codigo, system("pause"); return 0;
}
Um exemplo prático:
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main (void)
{
    int N1, N2 ;
    printf("Digite o primeiro numero: ");
    scanf("%d", &N1);
    printf("Digite o segundo numero: ");
    scanf("%d", &N2);
     
    if (N1 == N2)
       printf("Os numeros são iguais!");
    else
       if (N1 > N2)
          printf("O maior valor e = %d", N1);
       else
          printf("O maior valor e = %d", N2);
           
    printf("\n");
    system("pause");
    return (0);
}         
Tela de execução do código acima:

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