Chamamos de estruturas de decisão encadeadas, quando uma estrutura de decisão está localizada dentro do lado falso da outra. Este tipo de estrutura também é conhecida como seleção “aninhada” ou seleção “encaixada”.
Qualquer que seja o termo usado para identificar a estrutura, o importante é que esse formato com uma estrutura de seleção dentro da outra permite fazer a escolha de apenas um entre vários comandos possíveis.
As estruturas de dados giram em torno do encadeamento dos nós que contém as informações armazenadas e processadas nestas estruturas. Em todas as estruturas nós temos a ocorrências de nós. E cada nó aponta para um ou vários nós de seu tipo.
Em C, o perfeito entendimento do encadeamento de nós é essencial para assimilar as estruturas de dados. Sendo assim, considero que a leitura desta dica o ajudará muito na implementação e alteração dos códigos contidos na minha seção de estruturas de dados.
Nas estruturas de dados em C, um nó é implementado como uma estrutura. Assim, a seguinte estrutura:
struct Pessoa{int codigo;char nome[80];struct Pessoa *proximo;};
representa uma pessoa, contendo um código, um nome e um ponteiro para uma estrutura do mesmo tipo, ou seja, outra pessoa. Analise o código a seguir cuidadosamente:
#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <string.h>// estrutura Pessoastruct Pessoa{char nome[80];int codigo;// fim da estrutura Pessoastruct Pessoa *proximo; };// vamos criar a primeira Pessoaint main(int argc, char *argv[]) {sizeof(struct Pessoa));struct Pessoa *pessoa1 = (struct Pessoa*)malloc( pessoa1->codigo = 1;// vamos criar a segunda Pessoastrcpy(pessoa1->nome, "Henrique da Silva"); pessoa1->proximo = NULL;strcpy(pessoa2->nome, "Rangel Victor");struct Pessoa *pessoa2 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa2->codigo = 2;sizeof(struct Pessoa));pessoa2->proximo = NULL; // vamos criar a terceira Pessoa struct Pessoa *pessoa3 = (struct Pessoa*)malloc(// vamos exibir os dados destas estruturaspessoa3->codigo = 3; strcpy(pessoa3->nome, "Renan Leme"); pessoa3->proximo = NULL;printf("%d - %s\n\n", pessoa3->codigo, pessoa3->nome);printf("%d - %s\n", pessoa1->codigo, pessoa1->nome); printf("%d - %s\n", pessoa2->codigo, pessoa2->nome); system("pause"); return 0;}
Neste código nós temos a criação de três estruturas do tipo Pessoa, cada uma contendo dados diferentes. Note que o campo proximo de cada uma recebe o valor NULL, ou seja, não aponta para lugar nenhum. Vamos concentrar nossa atenção neste campo proximo. Veja o trecho de código a seguir:
// o campo proximo da primeira pessoa aponta para a// segunda pessoa pessoa1->proximo = pessoa2;// terceira pessoa// o campo proximo da segunda pessoa aponta para a pessoa2->proximo = pessoa3;// terceira pessoa continua apontando para lugar nenhum// só temos três pessoas, então o campo proximo dapessoa3->proximo = NULL;
É aqui que a mágica do encadeamento acontece. Note que o campo proximo de cada estrutura aponta para a estrutura seguinte, com exceção da terceira estrutura, que continua apontando para NULL.
E, agora que o encadeamento está feito, "pular" de uma estrutura para outra é questão de seguir a ligação entre os nós. Veja, por exemplo, como exibimos os dados da terceira estrutura a partir de uma referência à primeira estrutura:
printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->proximo->codigo,pessoa1->proximo->proximo->nome);
É claro que se tivermos algumas centenas de nós, o uso desta forma de encadeamento não é nada viável. Mas isso é assunto para as outras dicas. Para finalizar, veja o código completo para esta discussão:
#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <string.h>// estrutura Pessoastruct Pessoa{char nome[80];int codigo;// fim da estrutura Pessoastruct Pessoa *proximo; };// vamos criar a primeira Pessoaint main(int argc, char *argv[]) {sizeof(struct Pessoa));struct Pessoa *pessoa1 = (struct Pessoa*)malloc( pessoa1->codigo = 1;// vamos criar a segunda Pessoastrcpy(pessoa1->nome, "Henrique da Silva"); pessoa1->proximo = NULL;strcpy(pessoa2->nome, "Rangel Victor");struct Pessoa *pessoa2 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa2->codigo = 2;sizeof(struct Pessoa));pessoa2->proximo = NULL; // vamos criar a terceira Pessoa struct Pessoa *pessoa3 = (struct Pessoa*)malloc(// o campo proximo da primeira pessoa aponta para apessoa3->codigo = 3; strcpy(pessoa3->nome, "Renan Leme"); pessoa3->proximo = NULL; // segunda pessoa// só temos três pessoas, então o campo proximo dapessoa1->proximo = pessoa2; // o campo proximo da segunda pessoa aponta para a // terceira pessoa pessoa2->proximo = pessoa3;printf("%d - %s\n", pessoa1->codigo,// terceira pessoa continua apontando para lugar nenhum pessoa3->proximo = NULL; // exibe os dados do primeiro nó pessoa1->nome); // exibe os dados do segundo nópessoa1->proximo->proximo->nome);printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->codigo, pessoa1->proximo->nome); // exibe os dados do terceiro nó printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->proximo->codigo, system("pause"); return 0;}Um exemplo prático:Tela de execução do código acima:
12345678910111213141516171819202122#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int
main (
void
)
{
int
N1, N2 ;
printf
(
"Digite o primeiro numero: "
);
scanf
(
"%d"
, &N1);
printf
(
"Digite o segundo numero: "
);
scanf
(
"%d"
, &N2);
if
(N1 == N2)
printf
(
"Os numeros são iguais!"
);
else
if
(N1 > N2)
printf
(
"O maior valor e = %d"
, N1);
else
printf
(
"O maior valor e = %d"
, N2);
printf
(
"\n"
);
system
(
"pause"
);
return
(0);
}
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